"... que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a impotância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós."

Manoel de Barros















quinta-feira, 30 de agosto de 2012

II DIA DE CAMPO SOBRE PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO


No dia 18 de agosto foi realizado o II Dia de Campo sobre Produção de Leite a Pasto, tendo por foco o desenvolvimento regional e a sustentabilidade. O evento organizado pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da UEM (IEES/CAU/UEM) contou com a parceria com Colégio Agrícola Estadual de Umuarama (CAEU), Prefeitura Municipal de Xambrê e IAPAR. Aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes, sendo que mais de 60 se identificaram como produtores rurais.

Na ocasião foram abordados temas relacionados com a produção leiteira, como: alternativas viáveis ao produtor rural; higiene na ordenha; aproveitamento de subprodutos da mandioca na alimentação animal a exemplo da silagem, proveniente da parte aérea da mandioca; produção de derivados lácteos como queijo, manteiga, e doce de leite; alimentos minimamente processados e conservas para alimentação humana, tema abordado pelas acadêmicas de Tecnologia de Alimentos. 

O II Dia de Campo foi significativo para a divulgação das pesquisas desenvolvidas pela IEES/CAU/UEM na propriedade que acolheu o evento, onde são realizados diversos trabalhos, dentre eles, destacam-se a recuperação da fertilidade do solo e a reforma da pastagem a partir da irrigação como ferramenta para o produtor rural tornar-se menos vulnerável frente à situações que vivemos: alto preço da soja e milho, culturas essenciais na alimentação animal e estiagem. Outro fator importante foi o esclarecimento aos participantes de que é possível diminuir a estacionalidade das pastagens mesmo no inverno, considerando a possibilidade da irrigação e sobressemeadura de aveia aliada a uma adubação equilibrada com recomendação baseada em análise de solos.

Foram abordados temas como uso de Cereais hidropônicos na alimentação animal, uma alternativa para enfrentar a alta do preço da ração animal veste ser de alto valor nutricional, podendo atingir 22% de Proteína (PB) e mais de 70% de NDT (energia) e alta digestibilidade tendo um alto aproveitamento pelo animal.

Além dos temas já citados, foram discutidas questões pertinentes as questões ambientais, agronômicas e de saúde animal, como o código florestal, o sal mineral para gado de leite e a esterqueira, a qual se apresenta como uma forma de produção de se obter adubo orgânico na própria propriedade rural, reduzindo o uso de adubação química.
Informamos que a IEES/CAU/UEM que hoje é coordenado pelo Zootecnista Max Emerson Rickli e está localizada no campus da UEM, conhecido como Fazenda, onde estão instalados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e o Colégio Agrícola. A incubadora pode ser contatada pelo telefone (44)3621-9447. Ressaltamos que nosso objetivo é ser um elo disseminador de informações para a comunidade; por isso, desenvolvemos entre os acadêmicos  uma concepção de formação de cooperativa, a qual visa levar cursos e aperfeiçoamento à pessoas interessadas com a temática. Por fim, vale lembrar que os diversos cursos oferecidos no Dia de Campo, bem como nas demais atividades realizadas pela Incubadora, são desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação ofertados

2 comentários:

  1. Sou da região. Gostaria de conhecer um método simples e economico de irrigação para pastagem. Tem algum curso ou instrução? Como posso entrar em contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nos procure na IEES/UEM/CAU Incubadora de Empreendimentos econômicos e Solidários, nos telefones (44)3921-9447/9412 ou 8444-3001 com max rickli

      Excluir