"... que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a impotância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós."

Manoel de Barros















sexta-feira, 22 de junho de 2012

um pouco de história, um pouco do que somos...



No dia 21 março de 2006 foi inaugurada no Campus a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES), é ligada ao Núcleo Local UNITRABALHO/UEM.  O Núcleo UNITRABALHO é coordenado pela professora Dr. Maria Nezilda Culti do Campus sede em Maringá. A IEES que é coordenado pelo Zootecnista Max Emerson Rickli veio para atender e colaborar na demanda de tecnologia social do Território CONSAD Entre Rios, composto por 32 municípios, localizado na região Noroeste do Paraná.
Empreendimentos, potencialmente incubáveis, também podem entrar em contato com a IEES, por meio de visitas, reuniões ou cursos de capacitação.

 Diagnosticar novos empreendimentos a fim de caracterizar os grupos e propor as ações pertinentes;

Capacitar os produtores de acordo com as necessidades dos mesmos, visando aumento da produção, melhoria da qualidade dos alimentos e inserção no mercado;

Acompanhar e/ou assessorar os empreendimentos em estágios mais avançados do processo de incubação, reforçando a inserção em cadeias produtivas;

É público alvo da IEES: grupos de trabalhadores organizados em cooperativas e associações, famílias de pequenos agricultores (urbanos e peri-urbanos) voltados para a produção agro-ecológica, famílias de assentamentos, trabalhadores da reciclagem de resíduos sólidos, desempregados e excluídos do mercado formal de trabalho.

O Território CONSAD Entre Rios, localizado no Noroeste do Paraná, é composto por 32 municípios, com população estimada de aproximadamente 370.000 habitantes. A maioria dos municípios do Território possui população inferior a 20.000 habitantes e vocação voltada para atividades agrícolas.

A expansão da pecuária de corte reduziu drasticamente o número de propriedades agrícolas, de 70.000 no início da década de 70 a pouco mais de 20.000 propriedades nos dias de hoje, provocando êxodo rural e territorial. Em pouco mais de três décadas, a população territorial foi reduzida em 45% com 80% das pessoas vivendo nas cidades.

Dos 32 municípios, 16 são formados por uma população que variam entre 5 mil a 10 mil habitantes.Cidades como Altônia que na década de 1970 possuía uma população superior a 80 mil habitantes, no censo de 2000, chegou a 19.230 habitantes, uma perda de mais da metade da população. O projeto abrangerá diretamente 05 (cinco) municípios dos 32 (trinta e dois) pertencentes ao Território CONSAD ENTRE RIOS: Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Mariluz e Xambrê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário