"... que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a impotância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós."

Manoel de Barros















quinta-feira, 14 de julho de 2011


Dia 6 de agosto será realizado em Xambrê o I Dia de Campo sobre produção de Leite a Pasto visando o desenvolvimento da pecuária Leiteira de toda região da AMERIOS. Por meio de trabalho da INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS E SOLIDÁRIOS/UNITRABALHO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - CAMPUS AVANÇADO DE UMUARAMA.
O Trabalho realizado pela equipe da incubadora, composta por acadêmicos, professores e tecnicos visa mostrar na prática que é possível ao pequeno produtor de leite, produzir leite a pasto onde técnicas aplicadas corretamente podem melhorar as condições de vida do produtor de leite.
A propriedade do Sr. Elbe foi escolhida pelos idealizadores deste projeto - Prof. Dr. Eder Pereira Gomes e Zootecnista Msc. Max Emerson Rickli - e apoiado pelo Prof. Dr. Ulysses Cecato, por ser uma pequena propriedade de leite com pastagem degradada. Nesta propriedade, foi feita uma análise de solo e posteriormente foi feita a calagem para correção do pH e aumentar os níveis Ca e Mg do solo. No plantio da Tifton 85 foi aplicado P, posteriormente N. Em metade da área foi instalado um sistema de irrigação e outra metade NÃO, além disso de metade sobressemeada com aveia e metade sem sobressemeadura, permitindo assim ao produtor comparar essas duas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário